Jejum intermitente. Tudo o que você precisa saber

Certamente, ultimamente, você já ouviu falar muito sobre o rápido intermitente . Há tantas pessoas que defendem isso como uma verdadeira revolução nutricional como pessoas que criticam. Então, é normal que, sobre este tema, existam muitas dúvidas de que hoje vou tentar esclarecer você.

No mundo da nutrição de vez em quando novas teorias estão surgindo, que muitas vezes, algumas contradizem outras.

Quantas vezes você já ouviu falar que para perder peso e ser saudável, é aconselhável comer entre 5 e 6 vezes por dia? Para o jejum intermitente defende exatamente o contrário.

Mas vejamos mais profundamente o que se trata de jejum intermitente.

O que é jejum intermitente?

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Para começar, eu direi que o jejum intermitente não é uma dieta, é um protocolo de alimentação que é muito diferente.

As dietas são geralmente baseadas em restrições de tipo de alimento. Você pode comer isso e não isso. Mas, com jejum intermitente, isso não acontece. Você pode comer o que quiser. O que você tem que levar em conta é o tempo de suas refeições.

Siga a dieta que você segue, se você é vegetariano, se você seguir uma dieta cetogênica ou simplesmente comer saudável, você poderá implementar o jejum intermitente.

Talvez com o nome possa parecer muito simples o jejum intermitente, pare de comer intermitentemente. Mas a chave é como fazê-lo. Devemos saber alternar esses períodos de jejum com os períodos em que comemos.

Diferentes tipos de jejum intermitente

Existem muitas formas diferentes de jejum intermitente, mas podem ser resumidas em jejum intermitente diariamente, semanalmente ou mensalmente.

Vamos abordar um pouco as diferentes opções que existem.

jejum intermitente diário

Dentro do jejum diário intermitente, um dos mais conhecidos e mais populares é 16/8 ou ganhos leves .

O que isso consiste? Bem, naquele são feitos períodos de jejum de 16 horas, que são seguidos por 8 horas em que você pode comer. E normalmente, durante essas 8 horas você faz 2 refeições.

Exemplo prático: Imagine que você come todos os dias às 2:00 da.m. Bem, as 14 horas seriam sua primeira refeição do dia e você poderia fazer outra sempre que for antes das 22 horas (14 + 8 = 22). Aqueles seriam suas horas onde você pode comer. E então você deve estar no jejum entre as 10 e as 14 horas do dia seguinte.

Não é tão complicado, certo? Toda a sua ingestão de calorias deve ser feita naquele slot de 8 horas. E, novamente, você deve fazer apenas 2 refeições.

Outra opção no jejum diário intermitente é 12/12 . Como você pode imaginar, há 12 horas de jejum seguido por 12 horas em que você pode comer. Pode parecer que 12 horas sem comer é muito tempo, para que seja mais fácil para você, é melhor aproveitar o repouso noturno durante as 12 horas de jejum.

jejum intermitente semanal

Dentro do jejum intermitente semanal, o que é feito é acelerar completamente por um dia.

Por exemplo, imagine que você come uma quinta-feira às 2:00 da tarde, porque até sexta-feira às 2:00 da tarde você não poderia comer nada de novo.

Uma opção um pouco mais exigente é acelerar 2 dias por semana, separados por 2 ou 3 dias. Por exemplo, você pode acelerar as segundas e quintas-feiras.

jejum intermitente mensal

A opção mais exigente que pode custar-lhe mais e que não tem tantos adeptos é um rápido de 2 ou 3 dias consecutivos a cada mês.

O jejum de 2 ou 3 dias é algo que custa muito, então eu recomendo que você nunca comece com essa opção.

Jejum à vontade

E, sem dúvida, a opção mais fácil de seguir é o jejum à vontade. É algo que não é muito estruturado, simplesmente jejindo de vez em quando, quando parece que você.

Você pode tentar rapidamente, por exemplo, às segundas-feiras, ou um dia em que você se levanta com pouco apetite, você aproveita para fazer jejum intermitente. Ok, já vimos muito grosseiramente o jejum intermitente e existem várias maneiras de fazê-lo.

Mas se você está pensando em começar um jejum intermitente como você tem que fazer isso? Atento.

Dicas para iniciar o jejum intermitente

Eu já lhe disse antes, mas uma das melhores maneiras para jejum intermitente para o trabalho e não ficar muito difícil, especialmente no início, é usar as horas da noite, enquanto você está dormindo, rápido. Por exemplo, um dia você come normalmente, você vai para a cama, você dorme as suas 8 horas, pula o café da manhã e você não come nada até o almoço. Lá você já faria um jejum intermitente.

 beber água "width =" 250 "height =" 166 "/> Você está em jejum, mas isso não significa que você não precisa beber líquidos. <b> Os líquidos são muito importantes </b>é mais Se você rápido você tem que beber água "como se não houvesse amanhã". </p>
<p> Mas não só você tem que beber água, também pode beber chá, chá ou café. Claro, as infusões, chá ou café sempre sozinhos, não vale a pena adicionar um pouco de mel ou um café com leite. Isso não é jejum intermitente. </p>
<p> Como um conselho, eu diria que no primeiro dia você vai fazer um jejum intermitente que você faz um dia de folga em sua rotina de treino. No dia seguinte, você pode retornar para treinar normalmente. Mas o primeiro dia, melhor se você descansar. </p>
<p> E é muito importante que você não caia nos <b> erros típicos de pessoas que começam a fazer jejum intermitente. </b> </p>
<h4> Erros típicos durante o jejum intermitente </h4>
<p> Um erro muito comum daqueles que fazem jejum intermitente é contrariar o rápido com refeições muito copiosas. Por exemplo, depois de um dia de jejum, você não consegue compensá-lo comendo como se não houvesse amanhã. Não se trata disso. <strong> Depois de um dia de jejum, você tem que voltar a comer normalmente </strong>. Simples. </p>
<p> Se você faz jejum intermitente, não pare de fazer esportes. Antes de recomendar que a primeira vez que você faz, esse dia é um dia de folga de sua rotina de treinamento, mas quando você faz jejum intermitente, o treinamento é especialmente importante, especialmente fazendo exercícios de força, ou você pode perder massa muscular e isso não nos interessa amigo. </p>
<p> E, acima de tudo, seja claro que o jejum intermitente tem que ser esse, intermitente. <b> Você não precisa acelerar continuamente. </b> Eu recomendo que você não gaste mais de 48 horas em jejum. </p>
<h3> Benefícios e Contra-indicações do jejum intermitente </h3>
<p> Você já sabe mais ou menos o que consiste em jejum intermitente, quais tipos existem e algumas dicas para que você possa começar a usá-lo. Mas você também estará interessado em saber quais os benefícios que tem e se pode ser prejudicial. </p>
</p>
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Vamos começar com os benefícios do jejum intermitente.

Benefícios do jejum intermitente

  • O jejum intermitente causa para diminuir os níveis de insulina . Especialmente após 16 horas de jejum.
  • O jejum por curtos períodos de tempo também favorece um processo chamado autofagia . O que é isso? É o processo pelo qual os neurônios eliminam seus componentes danificados. Portanto, isso nos protege de doenças neurodegenerativas e estimula nossa atividade cerebral.
  • Melhora a plasticidade neuronal .
  • Facilite perda de peso e é por isso que a maioria das pessoas começa a praticá-lo.
  • Melhora alguns parâmetros bioquímicos relacionados à inflamação .
  • Protege-nos de doenças cardiovasculares .
  • Ao melhorar a sensibilidade à insulina, podemos ajudar a prevenir doenças como diabetes tipo 2 .
  • E já existem alguns estudos que indicam que o jejum intermitente pode ajudar a abrandar Alzheimer . Um estudo realizado com ratos demonstra isso e com pacientes humanos também foi realizado recentemente um em que 9 de cada 10 participantes melhoraram a doença de Alzheimer.
  • E, curiosamente, ao contrário do que a maioria de nós vem à mente quando pensamos em jejum, não passamos fome, melhora a sensação de apetite.

Como você pode ver, tem muitos benefícios, mas tudo o que brilha não é ouro. E também pode ter danos. Isso pode nos causar problemas, especialmente se prolongarmos o jejum mais do que o necessário.

Contra-indicações de jejum intermitente

 surprise "width =" 250 "height =" 250 "/> Quando prolongamos o jejum mais do que o necessário, nosso corpo entra em modo de sobrevivência, por assim dizer, e para sobreviver em nosso corpo adaptações que podem nos trazer algumas complicações. </p>
<h5> Podemos ter perda de massa muscular. </h5>
<p> Já lhe disse muitas vezes que os carboidratos são a principal fonte de energia no corpo. </p>
<p> Quando nosso corpo precisa de energia, ele tira da glicose e quando as reservas de glicose são finalizadas em nosso corpo, usamos aminoácidos e gordura corporal, este é um processo chamado <strong> glicogênese </strong>. </p>
<p> Mas o que acontece quando essas reservas do corpo acabaram? Porque usamos a energia de nossos músculos, começamos a queimar músculos. </p>
<p> Mas não tenha medo de fazer um jejum intermitente pensando que seus músculos vão desaparecer. Para sua tranquilidade, seu corpo não começará a puxar as reservas musculares até aproximadamente 24 horas de jejum. É por isso que é muito importante que você dê prioridade aos exercícios de força e, acima de tudo, que não vá ao mar com jejum. </p>
<h5> Diminuição da leptina. </h5>
<p> A proteína PN <b> leptina </b> ou <b> </b>é um hormônio produzido principalmente por adipócitos. </p>
<p> A leptina é comumente conhecida como <strong> hormônio da fome </strong> e quando diminui, sendo responsável pelo controle do apetite, podemos sentir uma fome descontrolada e incansável. </p>
<h5> Aumento do cortisol </h5>
<p> A situação de sobrevivência que estamos experimentando está causando um estresse no nosso corpo que vai aumentar o cortisol, o conhecido hormônio do estresse. Aqui eu contei sobre ele. </p>
<h5> Problemas de tireóide </h5>
<p> Também pode ocorrer uma diminuição na atividade da glândula tireoidea. Então, se você sofre de hipotireoidismo, é preciso ter cuidado se você fizer jejum intermitente. </p>
<h5> Diminuição da testosterona </h5>
<p> Pode produzir uma diminuição na testosterona que pode causar problemas como: </p>
<ul>
<li> Falta de apetite sexual. </li>
<li> Problemas de concentração. </li>
<li> Perda de força e tônus ​​muscular. </li>
<li> Insônia. </li>
<li> Tiredness </li>
<li> Perda de cabelo </li>
<li> Mau humor. </li>
<li> Mais fácil de desenvolver diabetes. </li>
</ul>
<p> Aqui eu falo sobre a importância da testosterona. </p>
<p> Embora, como lhe digo, todos esses problemas, você sofrerá se abusar do jejum. Se você fizer um jejum intermitente bem programado, por exemplo, a programação 16/8, que é a mais comum, você pode não notar nenhum desses efeitos. </p>
<h3> Importante </h3>
<p> É sempre recomendável que, antes de fazer este tipo de jejum, faça um <strong> controle médico para ver se você tem algum problema </strong>. Por exemplo, o problema da tireóide, que pode ser agravado por este protocolo de alimentação. </p>
<p> E nunca esqueça que <strong> cada corpo é um mundo </strong>e há pessoas que, quando submetidas a um jejum intermitente, mesmo que estejam bem prescritas, podem sofrer problemas de ansiedade, irritabilidade, dores de cabeça … Se esse for o seu caso, simplesmente não o siga. </p>
<p> A entrada de jejum intermitente. Tudo o que você precisa saber aparece primeiro na Operação Biquíni. </p>
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