Dieta para hiperatividade e déficit de atenção

 Dieta para hiperatividade e déficit de atenção. Nossos nutricionistas dão-lhe as chaves para melhorar a impulsividade, comportamento e atenção "width =" 200 "height =" 150 "/>
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<p> <span style= O diagnóstico de Hiperatividade Infantil com ou sem Déficit de Atenção está se tornando mais comum. pais com crianças com hiperatividade ou déficit de atenção são muitas vezes frustradas porque não sabem como ajudar seus filhos. Siga os conselhos de nossos nutricionistas de dieta para hiperatividade e você notará rapidamente uma melhora no grau de impotência, comportamento e capacidade de concentração.

Parece que existe uma base genética neste transtorno e é crônica, de modo que quanto mais cedo os hábitos alimentares são melhorados e o grau de inflamação é reduzido no nível neurológico, a evolução será mais favorável, chegando até atrasar ou não necessitar de tratamento farmacológico.

Está provado que uma dieta equilibrada, baixa em açúcares e aditivos e livre de toxinas, ajuda muito à função cognitiva, ao controle de impulsos e reduz a inveja dessas crianças.

Diferenças entre hiperatividade e déficit de atenção

TDAH ou Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade é um transtorno neurológico crônico de transmissão genética provável que afeta entre 5 e 10% da população infantil e que permanece na idade adulta em 60% dos casos. É caracterizada pela dificuldade de manter a atenção voluntária às atividades, tanto acadêmicas quanto diariamente, juntamente com a falta de controle de impulso.

Parece que a base dessa desordem é uma falha no desenvolvimento de circuitos cerebrais de inibição e autocontrole. É classificado de acordo com o Manual de Diagnóstico e Estatística de Distúrbios Mentais da American Psychiatric Association DSM-V (2014) em três subtipos de acordo com as principais características associadas:

1. Combinado : se pelo menos 6 dos sintomas de atenção e 6 dos sintomas de hiperatividade-impulsividade estiverem presentes por um mínimo de 6 meses.

2. Predominantemente desatento : se pelo menos 6 sintomas de atenção, mas menos de 6 em relação à impulsividade-hiperatividade estão presentes por um mínimo de 6 meses.

3. Predominantemente hiperativo / Impulsivo : se pelo menos 6 sintomas de hiperatividade-impulsividade estiverem presentes, mas menos de 6 da capacidade de atenção por um mínimo de 6 meses.

Neurotransmissores importantes na estabilidade emocional

Nessas crianças ou adolescentes há um desequilíbrio de neurotransmissores, que podem ser compensados ​​com uma dieta equilibrada que fornece alimentos precursores de neurotransmissores inibitórios e reduz a ativação de neurotransmissores excitatórios.

A serotonina e a dopamina, embora classificadas como excitatórias, tenham um papel muito interessante nessas crianças, porque melhoram a auto-estima e favorecem o reforço positivo, então veremos mais tarde como aumentá-los a um nível alimentar. ]

É conveniente que essas crianças e adolescentes exercem diariamente exercícios: dançar, andar de bicicleta, jogar no parque, caminhar, nadar, treinar em equipe, etc. A atividade física intensa ativa a secreção da dopamina, um neurotransmissor chave para o bom comportamento, a estabilidade emocional.

Dieta para hiperatividade com / sem déficit de atenção

A refeição a tempo fixo deve ser estabelecida levando em consideração:

  • Em todas as refeições deve haver: proteína gorduras e carboidratos.
  • Três refeições principais e um / dois lanches.
  • Não deixe mais de uma hora passar, desde que você se levanta sem café da manhã.
  • Não deixe passar mais de 4 a 5 horas entre as refeições.
  • Se você gastar mais de 3 horas do jantar para a hora de dormir, você deve tomar um lanche (tipo ½ manhã).

Devemos reduzir ao máximo (removê-los da despensa) os seguintes alimentos para o seu teor de açúcar escondido: doces, bolos e cereais de café da manhã, biscoitos, chocolate com leite, refrigerantes, sucos comerciais, molhos comerciais, compotas, confeitaria, …

Também é importante para evitar iogurtes com coloração rosa ou laranja porque também são neurológicamente excitantes.

O consumo de gorduras desfavoráveis ​​deve ser moderado (gorduras saturadas – carne gordo, bacon, manteiga, bacon, salsichas gordurosas, queijos com alto teor de gordura, gemas de ovo – e gorduras trans: – aves de capoeira, cereais para pequeno almoço, biscoitos, chocolates, chocolates-), etc.

É importante que os seguintes alimentos que facilitam o equilíbrio dos neurotransmissores estão incluídos na dieta para hiperatividade e déficit de atenção:

É muito interessante a contribuição de alimentos ricos em triptofano, porque é um precursor direto da serotonina.

Exemplo de um menu semanal para ADHD

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