Gordura corporal: tudo o que há para saber sobre isso

Quando pensamos em gordura corporal, pensamos em alças de amor, mas a gordura é muito mais do que isso, e se o nosso corpo é para algo. É necessária a gordura corporal.

Embora uma coisa seja que é necessário e outra coisa que temos excesso de gordura corporal.

Tenho certeza que você não conhece as coisas boas que a gordura faz por você. É por isso que vou contar-lhe algumas das suas funções.

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Funções da gordura corporal:

  • Entre as coisas que a gordura faz por você é assimilação de vitaminas como A, K, D e E.
  • Também sem gorduras não poderíamos sobreviver em tempos de fome. Eles são responsáveis ​​por nos dar a energia que precisamos em tempos de escassez.
  • Eles também servem para proteger nossos órgãos internos . E são as gorduras que os guardam e protegem.
  • Outra função da gordura normal temperatura corporal .
  • E, finalmente, as gorduras também regulam nossos hormônios . Algo especialmente importante no caso de nós, mulheres.

Nós já sabemos que a gordura corporal não precisa necessariamente ser ruim e sabemos o que pode fazer por nós. Mas nem toda a gordura que temos no corpo é a mesma e nem todas têm a mesma função. Então, hoje vamos aprender quais tipos de gorduras temos no corpo e quais devemos manter porque são boas e nos ajudam e quais as quais temos que tentar eliminar.

Tipos de gordura corporal:

Gordura essencial

A gordura essencial é aquela sem a qual nosso corpo não poderia subsistir.

Nos homens a porcentagem de matéria-prima mínima necessária para viver é entre 2 e 4% aproximadamente. E no caso das mulheres é maior, precisamos de mais gorduras para poder viver, mais ou menos entre 10 e 12%.

Gordura marrom

Outro tipo de gordura que podemos encontrar no nosso corpo é a gordura marrom. Este tipo de gordura é nomeado por sua cor, que é um tom marrom, mais escuro que o da gordura normal.

Este tipo de gordura é aquele que produz 20 por cento do nosso calor corporal então é ativado pelo frio. Quando está frio, esse cara gordo queima energia para nos aquecer.

Então, uma boa idéia é não abusar do aquecimento no inverno. Não é ruim que nos sintamos um pouco frio. Embora eu admita que eu sou um whopper e o frio, eu não levo muito bem, eu prefiro o calor.

Fatores que influenciam a gordura marrom

A verdade é que a presença de gordura marrom pode variar muito entre uma pessoa e outra. E entre os fatores de influência são:

  • O sexo . As mulheres tendem a ter mais gordura marrom do que os homens.
  • A era é outro fator que interfere com a quantidade de gordura marrom que temos. À medida que envelhecemos, a gordura marrom cai.
  • E o peso e o nível de glicose no sangue também são importantes . Este tipo de gordura geralmente está mais presente entre as pessoas que têm um peso mais saudável e níveis normais de glicose no sangue.

Então, como você pode ver, poderíamos dizer que a gordura marrom é uma gordura saudável.

Gordura visceral

Outro tipo de gordura, e essa não é mais uma gordura visceral tão saudável. Este tipo de gordura é o menos saudável de todos é o que temos a tentar perder.

Hoje em dia, esse tipo de gordura poderia ser considerado praticamente dispensável.

Gordura visceral se acumula em torno dos órgãos internos . A boa notícia é que ele pode ser reduzido com um estilo de vida saudável, nutrição adequada e exercício físico.

Gordura intramuscular

Como o nome sugere, esse é o tipo de gordura que está entre os músculos. Se você cozinhar, você notará que muitas vezes ao cortar a carne que você achou gorda, são as veias típicas que vemos na carne.

Sua função é dar energia aos músculos se eles precisam e é complementada com glicogênio, que é a fonte de energia fundamental. Se o glicogênio terminar, esse tipo de gordura entra em jogo.

Gordura subcutânea

Este é o tipo de gordura que é mais abundante em nosso corpo, e é o tipo que está sob a pele.

Cada pessoa pode ser acumulada em uma ou em uma parte do corpo. Há aqueles que têm predisposição para acumulá-lo nos quadris, há aqueles que o acumulam no abdômen, nos braços. Isso depende de cada um de nós.

Poderemos livrar-se de uma boa parte deste tipo de gorduras simplesmente cuidando um pouco mais, comendo melhor e exercitando. Mas há um tipo de gordura subcutânea que é um pouco mais rebelde e que nos custará mais, teremos que sacrificar um pouco para livrar-se disso. Precisaremos acima de tudo constância, tempo e dedicação.

A chave: a porcentagem de gordura corporal.

Todos ficamos obcecados com o peso em vez de levar em conta a porcentagem de gordura corporal que é o verdadeiro valor que devemos nos preocupar.

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A porcentagem de gordura corporal é a quantidade de gordura que temos no corpo em comparação com o resto (órgãos, ossos, músculos, tendões, água …). Então, uma pessoa com um peso muito baixo pode ter um índice de gordura corporal maior que a outra pessoa que pesa mais, não se esqueça de que gordura, por exemplo, pesa muito menos do que os músculos.

Não é que tentamos nos livrar de toda a gordura em nosso corpo, a gordura é necessária para a sobrevivência a gordura é responsável por proteger e isolar os órgãos e regular a temperatura do corpo, além disso A gordura nos fornece reservas de energia quando precisamos disso.

Existe um nível mínimo de "gordura essencial" que não podemos perder, e isso é maior no caso das mulheres.

A porcentagem de gordura corporal em figuras:

Gordura essencial:

Como já disse antes, é a quantidade mínima de gordura que precisamos para sobreviver.

Mulheres 10-12%. Homens 2-4%

Atletas:

Ocorre em corpos muito definidos, como o dos bodybuilders.

Mulheres 14-20%. Homens 6-13%

Na forma:

Os corpos funcionaram.

Mulheres 21-24%. Homens 14-17%

Aceitável:

Valores de gordura apropriados são considerados, mas não podemos ser negligenciados.

Mulheres 25-31%. Homens 18-25%

Obesidade:

Você precisa cuidar de si mesmo e começar um plano de perda de gordura.

Mulheres de 32%. Homens de 26%

Qual meta de gordura corporal eu quadro?

Se o seu objetivo é marca abs : Para marcar abs você tem que baixar sua gordura corporal para 8-11% para homens e 15-17% para mulheres.

Você é um atleta e está à procura de para melhorar seu desempenho esportivo : seu objetivo deve ser ter uma porcentagem de gordura corporal em torno de 15% em homens ou 20% em mulheres.

O que você está procurando é veja e se sente bem : o índice de gordura ideal é menos de 18% para homens e entre 20-23% para mulheres.

Se você deseja engravidar ou ter problemas com a menstruação você não deve ter uma porcentagem de gordura corporal inferior a 15%

Os índices de gordura corporal em imagens:

Mulheres:

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<figcaption class= porcentagens de gordura corporal em mulheres

Homens:

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<figcaption class= porcentagens de gordura corporal em homens.

Você pode estar em uma dessas faixas de gordura e você não se parece com a imagem que representa isso, porque duas pessoas com a mesma porcentagem de gordura corporal podem ter diferentes níveis de massa muscular, o que faz com que essas duas pessoas tenham um corpo completamente diferente.

Como posso calcular minha porcentagem de gordura corporal?

Calculando com precisão o índice de gordura corporal é praticamente impossível mas existem muitos métodos que permitem obter um valor aproximado.

O método mais simples, embora talvez o mais impreciso, é em comparação com as fotos acima. Em que foto você se parece mais?

Forceps para medindo dobras da pele (calipede)

Body Fat Monitors atualmente muitas escalas incluem esses monitores de gordura corporal que funcionam enviando uma corrente elétrica enviada através do seu corpo e usa "análise de impedância biométrica".

Análise do deslocamento de água esta é uma das técnicas mais precisas, embora seja necessário para ir a um centro especializado.

DEXA Scan: É o método mais preciso, mas também o mais caro. Uma característica geral consiste em uma análise da composição corporal através de raios X.

Com a fórmula que eu explico neste vídeo:

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Meu conselho:

Você não precisa complicar sua vida para saber qual é seu índice de gordura corporal. Eu acredito que, no final, tudo se resume a isso.

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