Antinutrientes. O que eles são e como eles funcionam?

Hoje eu quero falar sobre uma questão muito peculiar antinutrientes . Ou você achou que a comida tem apenas nutrientes?

Você nunca pode ter ouvido falar sobre eles, mas existem antinutrientes e estão presentes em nossos alimentos, mesmo que sejam muito saudáveis.

Mas o que é um antinutriente? Como eles funcionam? Como podemos limitar seu efeito? Lembre-se de você, estou lhe dizendo.

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O que são antinutrientes?

Antinutrientes são componentes de nossos alimentos que podem interferir com a digestão, absorção ou atividade de outros nutrientes.

Por exemplo, imagine que você está tomando um alimento ou rico em cálcio, pois um antinutriente não pode fazer nenhum vestígio desse cálcio em nosso corpo.

Para que não tenhamos problemas temos que saber como eles funcionam . Porque realmente um anti nutriente só nos afetará se o tomarmos simultaneamente, ou muito rapidamente, com o nutriente. Eu explico, por exemplo, que você toma um alimento muito rico em cálcio e o antinutriente não o absorve, mas isso só acontece se você o leva no momento ou depois, se um par de horas se passaram entre tomar o nutriente e o nutriente elanti anti-nutriente não tem efeito.

E também tenho mais boas notícias. A maioria dos anti-nutrientes pode ser neutralizada ou pelo menos minimizar muito efeito. Então, se os conhecemos, eles não precisam afetar nossa dieta. E para que isso não afecte você, eu vou explicar o que são e como eles atuam.

Os principais antinutrientes

Saponins

O primeiro antinutriente é saponins e não, não que eles sejam encontrados em sapos.

As saponinas estão presentes em leguminosas, especialmente grão de bico, soja e quinoa.

O que há de errado com as saponinas?

Bem, eles limitam a absorção de ferro . E também tem outro efeito que, embora não seja um problema com a forma como assimilamos os nutrientes, pode nos incomodar, e isso é que a comida pode ser amarga.

Como podemos cancelar o efeito?

Apenas cozinhando os vegetais, não nos livraremos dessas saponinas. Mas se os deixarmos embeber e depois enxaguar bem, nos livramos deles.

Então lembre-se, as saponinas limitam a absorção de ferro. O que podemos fazer? Coloque os vegetais em molho e enxaguar bem.

Phytates

Outro antinutriente é ácido fítico ou fitatatos . Este anti-nutriente está muito presente em cereais, especialmente no farelo.

Quais são os problemas dos filatos?

Embora tomar farelo pode ter muitos benefícios para a nossa saúde, o fato é que também pode limitar a absorção de ferro especialmente de origem vegetal. E também pode afetar a disponibilidade de cálcio .

Como podemos limitar seu efeito?

Não tomar farelo com alimentos ricos em ferro de origem vegetal e cálcio.

Então, se, por exemplo, você está pensando em tirar espinafres, não beba ao mesmo tempo salvo.

Os taninos

Este antinutriente é um pouco mais conhecido. Também é encontrado em legumes, chá e café.

Como esse anti-nutriente nos afeta?

Reduzindo a disponibilidade de proteína e ferro.

Como podemos limitar se o efeito?

Eu costumava dizer-lhe que se você deixá-lo embeber e depois lavar os vegetais bem, você se livra das saponinas. Bem, você também se livrará dos taninos dos vegetais. Com esta ação, eles são reduzidos em até 97%.

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Com chá e café, não temos muita sorte. A única coisa que podemos fazer é não combiná-los com alimentos proteicos ricos em ferro . É muito comum tomar café ou chá depois de uma refeição, mas se você tomou uma refeição rica em proteínas e ferro, é melhor esperar pelo menos duas horas antes de tomar este tipo de bebidas.

Avidin

Você já ouviu falar sobre avidina? É um antinutriente que se encontra na clara de ovo e que cancela a ação da biotina.

Como podemos consertá-lo?

Avidine é completamente cancelada quando submetido a cozinhar . Então, para não notar seu efeito, basta não tirar clara de ovo cru.

Oxalates

Os oxalatos são outro anti-nutriente que é encontrado principalmente em folhas verdes, legumes, nozes, beterrabas, cacau e outros alimentos de origem vegetal.

Como eles funcionam?

Os oxalatos impedem a assimilação de minerais, como ferro e cálcio .

Como podemos limitar seu efeito?

No caso das leguminosas novamente, a imersão e a lavagem antes da cozinha têm um papel muito importante porque conseguem se livrar disso.

Mas, claro, o mesmo não acontece com as folhas verdes e com o resto dos alimentos de origem vegetal. Então, é melhor tentar não combiná-los e esperar pelo menos duas horas até comer um e o outro.

Por exemplo, se você tomar uma comida rica em ferro ao meio-dia, espere até jantar para tomar alimentos que tenham oxalatos.

É sempre bom lembrar que existem antinutrientes e que podem causar deficiências em nosso corpo. Mas se você tiver uma dieta variada, não teria que se preocupar com isso. Somente se você abusar de certos alimentos, pode perceber essas deficiências que podem nos causar os antinutrientes.

E, como você pode ver no caso de alguns alimentos, como legumes, que possuem nutrientes anti-nutrientes suficientes, simplesmente deixando-os embeber e lavá-los bem antes de cozinhar, o problema acabou. Então, você sabe.

Você conheceu os anti-nutrientes? Você já conhece? Diga-me …

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