Fatores que regulam o apetite e a saciedade

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<p> <span style= Neste artigo abordamos os fatores que regulam o apetite ea saciedade. A fome é um mecanismo de sobrevivência da espécie humana, no entanto, muitas pessoas sabem como controlar seu apetite. Eles afetam os fatores sociais, comemos com pressa, mais quantidade do que precisamos e às vezes por ansiedade, perdendo o controle sobre a ingestão de alimentos.

O apetite é um termo geral que abrange três conceitos: fome, satisfação e saciedade. A fome é a sensação fisiológica ou psicológica que induz a comer; A satisfação é o estado de plenitude que obriga um a deixar de comer e saciedade o período durante o qual o sentimento de satisfação é mantido até a fome aparecer novamente.

fome física ou emocional

Há certos alimentos conhecidos como "alimentos de conforto" que são consumidos com mais freqüência quando estamos com pouca sensação ou estressado. Mesmo que você não perceba, você está condicionada de que a comida é mais do que uma fonte de nutrientes, que o alimento o conforta.

Ao comer algo que gostamos, a dopamina é liberada, assim como quando uma droga é consumida. Isso gera prazer, relaxamento e bem-estar, favorecendo que a pessoa "engasgue" certos alimentos para compensar suas emoções.

É importante saber como distinguir a fome física da fome emocional, a fim de detectar os desencadeantes e evitar a ingestão excessiva que arruína sua dieta.

Alimentação consciente: tipos de apetite

De acordo com a dieta consciente, existem 8 tipos de fome: fome visual, olfativa, bucal, auditiva, estomacal, celular, mental e cardíaca.

VISUAL HUNGER refere-se a "comer pelos olhos", isto é, na presença de um alimento, geralmente muito calórico e atraente, você se joga para comê-lo, mesmo que já tenha comido o suficiente.

FONTE OLFERATIVA refere-se ao desejo de que você come pão ou pastelaria quando passa na frente de uma padaria. O cheiro é a ante-sala do sabor, na verdade, muitas vezes você começa a salivar quando cheira algum prato que você considera delicioso.

A HUNGER baseia-se na percepção de papilas gustativas para diferentes sabores (doce, azedo, salgado, amargo e umami).

A FUNÇÃO AUDITIVA é ativada pela escuta de um som que você associa com um alimento, por exemplo, crepitante ao fritar um ovo ou fazer pipoca.

A FOME DO ESTOMACAL atua quando envia um sinal de saciedade, plenitude ou vazio caso tenhamos jejum durante muitas horas.

CIL HUNTER é ativado quando há baixos níveis de alguns nutrientes, como o ferro em caso de anemia que faz com que você coma mais, ou quando quiser comer bananas para aumentar o nível de potássio e magnésio.

A FOME MENTAL ou EMOCIONAL pode ser ativada pela ansiedade, preocupação, tédio, raiva, etc., porque o alimento funciona como um bálsamo emocional que acalma esses sentimentos ou sensações.

HAMBRE DE CORAZÓN é uma fome sentimental, quando procuramos alimento no vazio que nos entristece e que tentamos nos recuperar com alimentos associados à felicidade e aos bons tempos.

Mecanismos e fatores neurobiológicos que regulam o apetite

Hormonas e citocinas

Os principais hormônios envolvidos no controle do apetite são insulina, glucagon e cortisol. A insulina pode modificar o início e o fim da ingestão de alimentos, é um dos principais fatores que regulam o apetite.

Algumas citocinas, como o TNF alfa e a adiponectina, atuam como antagonistas da insulina e da leptina. O fator inibidor da ativação do plasminogênio (PAI-1) e vários adipokins inflamatórios

Leptina e grelina

Leptina e grelina são dois hormônios complementares em sua influência sobre o apetite. Embora sejam produzidos perifericamente, são fatores que regulam o apetite no nível do sistema nervoso central.

Ghrelin produzida pelo estômago modula o controle do apetite no curto prazo (para comer quando o estômago está vazio e para parar no estômago cheio). A leptina é produzida por tecido adiposo para sinalizar as reservas de gorduras armazenadas no corpo e medeia o controle de apetite a longo prazo (para comer mais quando as reservas de gordura são baixas e menos quando as lojas de gordura são altas).

Embora a administração de leptina possa ser efetiva em alguns pacientes obesos, muitos indivíduos obesos são resistentes à leptina.

O sistema orexina / hipocreatina está envolvido na estimulação da ingestão de alimentos, promove insônia e gasto de energia. As células que produzem orexina ou hipocreatina são inibidas pela leptina (pelo receptor da leptina), mas são ativadas por grelina e hipoglicemia. Assim, pode-se concluir que a glicose inibe a produção de orexina.

Hypothalamus and Appetite

O hipotálamo é conectado ao sistema parassimpático e às áreas cerebrais que influenciam o comportamento alimentar. É a região do cérebro que regula o consumo de alimentos e o gasto energético. É necessário compreender o seu funcionamento porque modula quase todos os fatores que regulam o apetite.

O núcleo arqueado do hipotálamo, tem saídas para o hipotálamo lateral (HL) e ventromedial (HVM), os centros de alimentação e saciedade, respectivamente.

O núcleo arqueado contém dois grupos distintos de neurônios. O primeiro grupo coexpressa neuropéptido Y (NPY) e o péptido relacionado com agouti (AgRP) e recebe sinais estimulantes do hipotálamo lateral e sinais inibitórios do hipotálamo ventromedial. O segundo grupo coexpressa proopiomelanocortina (POMC) e transcritos regulados pela cocaína e anfetaminas (CART) e recebe sinais estimulantes do hipotálamo ventromedial e sinais inibitórios do hipotálamo lateral.

Os neurônios NPY / AgRP estimulam a alimentação e inibem a saciedade, enquanto os neurônios POMC / CART estimulam a saciedade e inibem a alimentação. Ambos os grupos de neurônios do núcleo arco são regulados em parte pela leptina. A leptina inibe o grupo NPY / AgRP, enquanto estimula o grupo POMC / CART. Portanto, uma deficiência na sinalização de leptina, por deficiência de leptina ou resistência à leptina, leva a excessos e obesidade.

Estômago e intestino e apetite

A presença de alimentos e bebidas no estômago e no intestino ea pressão resultante que eles exercem podem regular a ingestão de alimentos. Ghrelin produzida pelo estômago, modula o apetite no curto prazo (para comer quando o estômago está vazio e parar com o estômago está cheio).

O estômago produz hormônio colecistoquinino que, em resposta à ingestão de gordura, promove saciedade.

Tecido adiposo e apetite

As adipocinas são outros dos fatores que regulam o apetite. Eles são produzidos por tecido adiposo e a adiponectina é uma das mais ativas. Aumenta a sensibilidade à insulina em vários tecidos, como fígado, músculo esquelético e tecido adiposo. Os níveis circulantes de adiponectina são inversamente proporcionais ao índice de massa corporal (IMC) e à porcentagem de gordura corporal. As concentrações de adiponectina podem ser alteradas na obesidade, diabetes mellitus tipo 2 e doença arterial coronariana.

Truques para reduzir a ansiedade sobre os alimentos

Amido resistente

Adicione um pouco de amido de batata a pratos como sopas, mingau, iogurte … Incorporar amido resistente no café da manhã, melhorar a resposta de insulina e saciedade na próxima refeição ( segundo efeito da refeição).

Outros amidos resistentes são a banana masculina que você pode incorporar em seus smoothies verdes, arroz frio e mandioca. Outro truque é deixar as massas frescas antes de comer. A massa permanece gorda menos do que recentemente cozida …

Carboidratos, triptofanos, serotonina e apetite

Este grupo de fatores que regulam o apetite estão muito inter-relacionados. Aumento dos níveis de triptofano no sangue tem um efeito de supressão do apetite. HC facilita o transporte de L-triptofano para conversão em serotonina, então, quando você tem pouca disposição, seu corpo pede isso.

Quando HC é ingerido, a insulina é liberada e acelera a eliminação dos aminoácidos de valina, leucina e isoleucina do soro que competem com o transporte de triptofano para o cérebro. Mas se a pessoa tem resistência à insulina (muito comum em pessoas com problemas de peso), a concentração de aminoácidos neutros – fenilalanina, tirosina, leucina, isoleucina ou valina – é alterada, menos L-triptofano atinge o cérebro e forma menos serotonina.

O aumento de proteínas na dieta diminui a concentração de serotonina devido à presença de aminoácidos que competem pela barreira hematoencefálica e dificultam a transformação do triptofano em serotonina. É por isso que é mais conveniente tomar L-triptofano antes dos jantares em dietas de proteínas moderadas, do que estimular o triptofano da ingestão de HC.

Fat and Appetite

Outros fatores que regulam o apetite são os ácidos graxos não esterificados (NEFA). Em excesso, eles favorecem a resistência à insulina no tecido muscular e no fígado. L As concentrações plasmáticas de NEFA são reduzidas após qualquer refeição contendo carboidratos, que estimulam a liberação de insulina.

O derramamento ( spillover ) de ácidos graxos pode reduzir um pouco este efeito, mas não o anular. L As maiores concentrações plasmáticas de NEFA são após o jejum da noite e são reduzidas após cada refeição.

A insulina é o principal hormônio que estimula a lipólise das lipoproteínas circulantes ricas em TG, também suprime a liberação de NEFAs do tecido adiposo e promove a reesterificação de NEFAs em adipócitos.

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