O que são psicobióticos e como eles equilibram suas emoções

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<p> <span style= Neste artigo, explicamos o que são os psicobióticos e como eles podem ajudar a equilibrar suas emoções.

O que são psicobióticos

O termo psicobiótico foi cunhado pela primeira vez em 2013 por Ted Dinan, professor de psiquiatria na Universidade de Cork (Irlanda).

As investigações em modelos animais demonstraram o potencial de alguns microrganismos para tratar diferentes transtornos mentais.

Experimentos recentes revelaram que os produtos lácteos fermentados têm a capacidade de alterar o comportamento. Cientistas da Universidade da Califórnia demonstraram em 2013 que o consumo diário de iogurte altera regiões cerebrais associadas ao controle emocional.

O microbioma intestinal é o "ecossistema de bactérias e outros seres que habitam o sistema digestivo. L uma microbiota é tão diferente de um indivíduo para o outro que poderia ser usado como um método de identificação . 70% das espécies pertencem a dois grandes phyla, Firmicutes e Bacteroidetes mas a variabilidade é surpreendente, com algumas tendências geográficas e sociais.

Vários estudos indicam, por exemplo, que nos países desenvolvidos – onde o consumo de alimentos com gorduras e proteínas predomina – o gênero se destaca Bacteroides enquanto que em áreas com dietas ricas em fibras predomina Prevotella . O significado das diferenças, além de sua conexão com a comida, ainda não foi estabelecido.

Estudos comparativos tentaram encontrar relacionamentos entre esses padrões e o desenvolvimento de certas doenças. Assim, demonstrou-se que as pessoas obesas têm 20% mais do que Firmicutes e quase 90% menos que Bacteroidetes do que finas. Rob Knight, um especialista na Universidade da Califórnia em San Diego, adverte contra tais resultados: "É muito difícil dizer se as diferenças associadas a doenças são causas ou conseqüências".

O estresse causa uma diminuição da diversidade microbiana nos intestinos de camundongos, o desaparecimento de espécies benéficas e o crescimento de agentes patogênicos . Um estudo realizado pela Swinburne University of Technology (Austrália) analisou o microbioma dos estudantes universitários antes e durante o período do exame. Sua flora intestinal perdeu lactobacilos (bactérias que produzem ácido lático).

Foi pensado anteriormente que as bactérias eram superiores em número para células humanas, mas hoje elas sabem ter uma magnitude similar (30,000,000,000,000). O engraçado é que sua microbiota pesa apenas 200 gramas.

Eixo microbiota-intestino-cérebro

De acordo com a Sociedade Espanhola de Probióticos e Prebióticos (SEPyP), sabia-se que o cérebro ligado ao intestino através de corticosteróides, mas o que está sendo investigado são os mecanismos pelos quais a microbiota é capaz de gerar respostas ao nível do comportamento e do humor.

As borboletas que você sente no seu estômago quando se apaixona e as cãibras antes de uma prova são dois exemplos da conexão entre o sistema gastrointestinal e a mente.

O grupo de Biologia Funcional do Bactérias Lacticas do Instituto de Pesquisa de Ciência da Alimentos CIAL-CSIC (Madri), mostrou que algumas bactérias intestinais dos gêneros Lactobacillus e Bifidobacterium segrega ou modifica substâncias neurotransmissoras como GABA, acetilcolina ou serotonina, envolvidas na regulação de muitos processos fisiológicos e neurológicos cuja disfunção está relacionada à ansiedade ou à depressão.

Acredita-se que existem três mecanismos de interação, os probióticos podem agir diretamente no sistema nervoso entérico, que se comunica diretamente com o cérebro; Os psicobióticos podem regular o sistema imunológico intestinal, que também interage com o sistema nervoso central; Outro caminho possível é através de metabolitos que são distribuídos no cérebro.

Os agentes envolvidos nesta interação seriam o sistema nervoso entérico, que é uma camada de neurônios integrados ao intestino, sistema imunológico, nervo vago e, possivelmente, hormônios intestinais e neurotransmissores (por exemplo, serotonina e dopamina).

Sabe-se, por exemplo, que nos camundongos, os psicobióticos aumentam frequentemente o fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF), que está intimamente ligado ao aprendizado e à memória.

Outro campo de pesquisa são os gasotransmissores, gases que funcionam como neurotransmissores dentro do corpo. Nosso cérebro usa gases como sulfato de hidrogênio, amônia e até mesmo monóxido de carbono para transferir informações entre células. A microbiota do intestino grosso também cria os gasotransmissores que afetam nosso cérebro, mente e comportamento.

Eles podem servir como fontes de energia para os micróbios que a habitam. Este é o caso da bactéria intestinal Escherichia coli (E. coli), que vive no trato digestivo e usa óxido nítrico (NO) gerado pelas células hospedeiras como fonte de energia para o seu metabolismo. Como o óxido nítrico também é ativamente produzido por células imunes durante a inflamação, verifica-se que E. coli tem um interesse particular ou é favorecido pelo desenvolvimento da inflamação nos intestinos.

Este mecanismo está envolvido tanto na comunicação entre as células microbianas quanto no "diálogo" entre os "parceiros da vida microbiana" e as células hospedeiras. O óxido nítrico (NO) produzido pelo organismo hospedeiro ou seus micróbios regula o funcionamento dos sistemas imunológico e cardiovascular e atua como neurotransmissor do cérebro envolvido na regulação das atividades cognitivas e cognitivas, diz Oleskin. Em condições experimentais, os camundongos deficiente em uma das enzimas formadoras de óxido nítrico (NO-sintase neuronal) exibem um aumento na atividade motora, atividade sexual e depressão a longo prazo.

Outro caso, explicou, é o excesso de amônia (NH3) no corpo (hiperamonemia), que pode ser devido a distúrbios na microbiota gastrointestinal (disbiose). É o resultado do acúmulo de concentrações significativas de NH3 no cérebro. Esta situação é característica da cirrose hepática e representa a ameaça da encefalopatia hepática.

"Prospectiva, os resultados das investigações serão implementados na prática médica e psiquiátrica. Eles servirão para o tratamento e prevenção de transtornos neuropsiquiátricos, incluindo depressão, agressividade aumentada, entre outros, usando transmissores de gás microbianas. Parece viável, por exemplo, tentar normalizar a quantidade de amoníaco com a ajuda de bactérias que são introduzidas no corpo de uma maneira direcionada a esse objetivo ", hipotecia Alexander Oleskin.

Terapias de curto prazo com psicobióticos

Entre os projetos em andamento, os mais promissores são sobre doenças cardiovasculares, patologias neurológicas e comportamentais, idosos, reprodução, autismo, ansiedade, depressão, demência, hipertensão, doença celíaca, Enxaquecas, Alzheimer … É comum encontrar neste tipo de pacientes anomalias digestivas como dispepsia, gás, síndrome do intestino irritável, etc.

As terapias de microbiota intestinal são baseadas no consumo de alimentos funcionais, probióticos e prebióticos que aumentam a diversidade de espécies favoritas no intestino.

No APC Microbiome Institute da Universidade de Cork (Irlanda) provaram que Lactobacillus rhamnosus conhecido por sua capacidade de modular o sistema imunológico, reduz os níveis de ansiedade em camundongos adultos por alterações ao nível dos receptores de neurotransmissores GABA. É o mesmo mecanismo de ação do diazepam, a droga mais prescrita para tratar a ansiedade.

Bifidobacterium longum conseguiu influenciar os mesmos fatores em um estudo realizado no ano passado. Dinan e Cryan demonstraram que não só reduz a sensação subjetiva de estresse sentida pelos sujeitos do experimento, mas também diminui os níveis de cortisol, modifica a atividade cerebral e melhora a função cognitiva, particularmente la memória.

Eles também podem ajudar a melhorar o efeito da medicação psiquiátrica naqueles pacientes que não se adaptaram bem. Mas eles nunca o substituirão.

Ultimamente, a definição de psicobiótica foi ampliada para tudo o que, através de mudanças na microbiota intestinal, consegue efeitos psicológicos, sem necessariamente ter que ser um microorganismo vivo.

Isso significaria incluir prebióticos, mas também exercícios físicos e dieta ", que afetam as comunidades bacterianas no intestino e influenciam o humor e a cognição

Parece que as mulheres grávidas, bebês e idosos podem se beneficiar muito com os psicobióticos, uma vez que os períodos pré-natal, pós-natal e de infância são críticos no desenvolvimento do sistema nervoso, cerebral e imune, que em seus uma vez que são muito afetados pela microbiota intestinal. No caso de adultos mais velhos, eles são mais sensíveis às mudanças fisiológicas e, portanto, precisam fortalecer sua microbiota intestinal.

Alimentos psicobióticos

Os alimentos fermentados fornecem boas bactérias (probióticos), mas uma vez que não sobrevivem no cólon por mais de uma ou duas semanas, é necessário incluí-los diariamente na sua dieta: iogurte, pepininhos, azeitonas experientes, leitelho, kefir, tempeh, miso, chucrute, kimchi ou chá de Kombucha

Você também pode agir sobre a flora tomando prébióticos que contêm nutrientes não digeríveis, mas que alimentam os microorganismos da flora intestinal. Entre outros, eles estão em grãos integrais, abobrinha, couve-flor, cebola, banana e ameixa,

Estes probióticos (Bifidobacterium infantis, Bacillus ou Streptococcus …), tomando a quantidade certa de alimentos ou suplementos, produzem um benefício em pacientes afetados por distúrbios mentais ou emocionais, uma vez que geram substâncias como a serotonina, com efeitos ansiolíticos e antidepressivos.

Também foi provado em ensaios clínicos que a suplementação de probióticos em voluntários saudáveis ​​ melhorou os níveis de estresse psicológico raiva e hostilidade, ansiedade e depressão.

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9 alimentos psicobióticos: equilibre sua microbiota e suas emoções

Mas nem todos os probióticos e prebióticos são os mesmos e a maioria não mostra efeitos psicobióticos claros e ativos. Ambos devem ser tomados com moderação e dentro de uma dieta equilibrada, uma vez que

uma dose excessiva de prebióticos, por exemplo, podem produzir ansiedade .

1. Bananas e maçãs

Os microbiologistas da Universidade de Yale (EUA) demonstraram que bananas, maçãs e passas podem aumentar uma variedade de flora, ácido láctico.

2. O kefir

Não é mais um iogurte. A principal diferença é que, entre outras bactérias saudáveis, também possui Lactobacillus kefiranofaciens, o que aumentará os níveis de triptofano e serotonina, os transmissores do bem-estar.

3. Curcuma

A dieta ocidental (alta em gordura, baixa em fibra) produz um aumento em algumas toxinas, lipopolisacarídeos (LPS), que podem causar ansiedade, sintomas depressivos ou perda de memória. Os alimentos que têm um efeito benéfico na microbiota e no LPS são: chocolate, café, chá verde, morangos e especialmente açafrão.

4. Grãos integrais

A saúde intestinal depende em grande medida da contribuição da fibra, que é a que nutre a flora. Vamos encontrá-lo principalmente em grãos integrais, bem como frutas e vegetais.

5. Kombucha

Esta bebida, que é preparada a partir da fermentação de um fungo, contém uma cepa probiótica, Gluconacetobacter xylinus, que ajuda a produzir um grande número de aminoácidos e enzimas muito úteis para o bom funcionamento de todo o sistema .

6. A sopa de miso

É um alimento básico da cozinha japonesa. Esta massa feita com soja fermentada é encontrada nos principais alimentos probióticos.

7. Sauerkraut

Este repolho fermentado possui grandes quantidades de bactérias probióticas, como Lactobacillus e Bifidobacterium, que restauram o pH intestinal e melhoram a absorção de nutrientes.

8. Figos, uvas e ameixas

Eles são ricos em elementos fermentativos de seus próprios microorganismos.

9. Leite materno

É um excelente probiótico, repleto de uma grande variedade bacteriológica. Tem um efeito comprovado na maturação do sistema imunológico do bebê e no desenvolvimento cognitivo e neuronal a longo prazo da pessoa.

Suplementos nutricionais com psicobióticos

A prescrição de suplementos ou alimentos ricos em psicobióticos específicos é uma forma médica mais natural de abordar alguns transtornos:

  • Lactobacillus rhamnosus . De efeito tranquilizante, para casos de ansiedade, estresse agudo e dor.
  • Lactobacillus casei. Verificou-se benéfico no tratamento da fadiga crónica.
  • Bifidobacterium infantis. Isso ajuda a normalizar mudanças comportamentais e pode ser útil em casos de depressão. Ajuda a reprogramar o sistema imunológico em patologias auto-imunes.
  • Bacillus. Produzem dopamina, cuja falta está associada a casos de fadiga e déficit de atenção.
  • Lactobacillus acidophilus. Destaca-se pela sua excelente ação analgésica.

Inimigos da microbiota

Alguns hábitos podem prejudicar a flora e acabar afetando nosso equilíbrio emocional.

  1. Excesso de açúcar. Causa fermentação excessiva de carboidratos e causa ansiedade e irritabilidade.
  2. Aditivos alimentares. Como outros componentes de alimentos processados, eles têm um efeito "detergente" e alteram a relação entre muco intestinal e bactérias, com o risco de causar inflamação e obesidade.
  3. Stress. Altera os micróbios intestinais. Além disso, como os antiácidos, reduz a acidez gástrica, que tem efeitos sobre a saúde mental. Gengibre, canela e alcaçuz contribuem naturalmente para equilibrar esses níveis.
  4. Constipação. Produz a partir do terceiro dia uma diminuição na concentração de Lactobacillus e Bifidobacterium e um aumento na ansiedade e sintomas depressivos.
  5. Antibióticos. Se não somos forçados a levá-los, existem bactericidas naturais que não prejudicam a flora, como óleo de orégano, árvore de chá, folha de azeitona e alho, entre outros.

Dieta com efeito psicobiótico

Com os ratos, verificou-se que as leguminosas contêm um tipo específico de fibra (Galactooligosaccharides ou GOS) que promove a presença de lactobacilos e bifidobactérias e reduz a ansiedade. Embora em humanos ainda não haja dados específicos, um estudo da Universidade de Oxford confirmou que aqueles que consomem GOS têm níveis mais baixos de cortisol, o hormônio do estresse.

Infelizmente, l em uma dieta ocidental é deficiente em fibra o que implica uma redução na diversidade do microbioma e seus subprodutos, como os ácidos graxos de cadeia curta. Três deles, propionato, acetato e butirato, só estão disponíveis se produzidos pela flora intestinal . Eles têm efeitos tróficos e antiproliferativos, além disso, os dois primeiros são essenciais para o funcionamento do fígado, enquanto que o butirato é a principal fonte de energia das células do cólon. Embora eles não sejam neuroativos, eles afetam indiretamente o cérebro ao melhorar o trânsito intestinal, eles promovem a secreção de serotonina.

Há algum estudo que liga um metabolismo incorreto de ácidos graxos de cadeia curta com problemas gastrointestinais que sofrem mais de 70% dos pacientes com síndrome do espectro autista. Mas é necessário obter mais evidências para tirar conclusões conclusivas.

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